Como apostar na liga alemã de basquete: tudo o que você precisa saber

imagem de dois times disputando a bola durante apito inicial de jogo de basque

Uma das mais disputadas ligas europeias, a BBL pode ser uma ótima opção para quem deseja apostar em basquete

Mercado alternativo à badalada NBA, os campeonatos de basquete europeus têm ganhado mais notoriedade nos últimos anos. 

Ligas como a espanhola ACB dos poderosos Real Madrid e Barcelona ou a Turkish Basketball Super League (BSL) que traz o Anadolu Efes e o Fenerbahce, dois dos melhores times da atualidade, são alguns ótimos exemplos da qualidade técnica dos jogos disputados por lá.

A Basketball Bundesliga (BBL) é uma das competições mais excitantes daquele continente justamente porque toda temporada começa sem favoritos. 

O conteúdo de hoje trará detalhes, curiosidades, regras, estratégias de como apostar na liga alemã de basquete e muito mais!

jogador da liga alemã de basquete enterrando a bola durante partida

História da Basketball Bundesliga

A primeira liga de basquete alemã foi criada em 1939, mesmo ano do início da Segunda Guerra Mundial. Devido ao grande fato histórico e às dificuldades enfrentadas pela Alemanha ao fim da guerra, esse campeonato foi cancelado em 1944. 

Após mais algumas tentativas frustradas de organizar um evento de basquete, a Basketball League teve sua primeira temporada em 1966 – ainda na Alemanha Ocidental. 

Com o passar dos anos, novas ligas além da principal foram desenvolvidas e o país já conta com 6 divisões profissionais do esporte.

O maior vencedor da Basketball League é o Bayer Giants Leverkusen, com 14 títulos. O curioso é que o time com melhor retrospecto da história da BBL não está na primeira divisão. Atualmente o Giants disputa a “segundona” da Bundesliga.

Em segundo lugar estão empatados o Brose Bamberg, o USC Heidelberg e o Alba Berlin, todos com 9 títulos. São seguidos por Bayer de Munich e Gießen 46ers (5 títulos) e Saturn Köln (4 títulos).

Regras e formato da competição

No total, 18 equipes disputam a primeira divisão da Liga de Basquete Alemã. Desses, os 8 melhores colocados garantem vagas nos playoffs e os dois piores são rebaixados para a segunda divisão, exatamente como acontece nas principais ligas de futebol.

Nos playoffs, os times se enfrentam em um sistema de “melhor de 5” onde quem vencer 3 vezes primeiro segue adiante, eliminando o adversário. 

Covid-19 mudou os planos no último ano

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, os organizadores do evento resolveram continuá-lo em um sistema de torneio com todos os jogos sendo realizados em um mesmo ginásio – o Audi Dome, em Munique.

Dessa forma, os 9 times mais bem colocados até então e o Frankfurt foram divididos em dois grupos. As equipes jogaram uma vez contra cada equipe do grupo e, ao final de quatro partidas, as 8 melhores formaram os playoffs.

A temporada foi vencida pelo Alba Berlin que sagrou-se campeão após um jejum de 12 anos. A final, disputada contra o MHP Riesen Ludwigsburg, foi vencida em dois jogos com um placar agregado de 163 a 139 para a equipe da capital.

Principais times da temporada 2020/21

Com 23 rodadas, a temporada regular da BBL já está em sua metade. Abaixo, você confere os quatro times mais bem colocados da tabela e que provavelmente irão disputar os playoffs esse ano:

  • MHP RIESEN Ludwigsburg – Vice-campeão do ano passado, caindo para o Alba Berlin nas finais,ele está na primeira colocação da temporada atual.  Com 9 vitórias e apenas 1 derrota em suas últimas 10 partidas, o time, liderado pelo técnico John Patrick, tem tudo para, finalmente, conquistar o lugar mais alto do pódio.
  • Alba Berlin – Sempre forte nos campeonatos disputados na última década, a equipe da capital foi vice-campeã da BBL nas temporadas 2017-18 e 2018-19 para, finalmente, levantar o troféu do ano passado. O time de Garcia Reneses soma 8 vitórias nos 10 últimos jogos e, ao que tudo indica, vem forte para defender seu recém-conquistado título esse ano.
  • FC Bayern München – Conhecido no mundo inteiro por ser uma das equipes de futebol mais vitoriosas de todos os tempos, o Bayern resolveu que entraria com tudo no basquete também. A equipe, fundada em 2011, não tem nem 10 anos de história e já é tricampeã da Basketball Bundesliga! Na atual temporada, é a 3ª colocada e não terá nenhum trabalho para alcançar os playoffs.
  • EWE Baskets Oldenburg – Sempre com bons resultados na Liga Alemã de Basquete, o Oldenburg foi campeão da temporada 2008-09 e, de lá para cá, bateu na trave diversas vezes. Esse ano, com a ajuda do técnico Mladen Drijencic, a equipe possui um retrospecto de 6 vitórias e 4 derrotas nos últimos 10 jogos, mas senta tranquila na 4ª posição, 16 pontos à frente do 9º colocado, Medi Bayreuth.

jogador da liga alemã de basquete usando uniforme branco corre com a bola driblando seus adversários

Tipos de aposta que podem ser feitos na BBL

Os mercados para quem deseja saber como apostar na liga alemã de basquete são os mesmos disponibilizados em outras ligas de basquete, como a NBA. Conheça alguns deles:

Moneyline (1×2) – Nesse tipo de aposta, basta escolher quem será o time vencedor e torcer! 

Aqui vale a pena acompanhar o retrospecto dos times – quem vem melhor ou pior pro confronto, por exemplo – e pesquisar por prognósticos de especialistas do segmento para aumentar suas chances.

Under/over (totais) – Esse tipo de aposta é bastante comum em modalidades esportivas coletivas. As linhas de palpite são colocadas pelo site e você precisa adivinhar se o placar somado entre duas equipes será maior ou menor que a proposta. 

Por exemplo, se o total estipulado na plataforma é 170,5, a soma da pontuação entre o Time A e o Time B deverá ser de 171 ou mais para que esse seja um palpite vencedor.

Spread – Mais comum para jogos de basquete, no spread é preciso prever de quanto será a diferença no placar entre as equipes. 

No caso, se a aposta é “Time A 20,5+”, é necessário que essa equipe coloque uma vantagem de mais de 21 pontos sobre o Time B para que você lucre com a partida.

É interessante estudar o poder de fogo e a capacidade defensiva das equipes para aumentar suas chances de vitória. Se um time faz mais de 15 pontos de vantagem em seus jogos, a probabilidade é maior de que ele faça isso novamente.

Gostou de aprender como apostar na liga alemã de basquete? Então continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como esse e também sobre diversas outras modalidades esportivas!

E, depois de muito estudo, está na hora de acessar o site da KTO e colocar todo seu conhecimento em prática!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMOS POSTS

jogador de futebol com uniforme olha para cima em sinal de agradecimento após partida

Como apostar no Brasileirão Série A

A maior competição nacional de pontos corridos voltará, em breve, a ser disputada. Confira as melhores dicas para  divertir O brasileiro ama o futebol e